segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Alerta Agroclimático


Nuvens carregadas são observadas no extremo sul do Brasil, bem na divisa entre o Rio Grande do Sul e Uruguai.



Nuvens carregadas são observadas no extremo sul do Brasil, bem na divisa entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, com isso há previsões de chuvas fortes com altos volumes acumulados, passando dos 30 mm para essa segunda feira (08)em quase todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, contudo essas chuvas previstas irão aumentar os prejuízos nas lavouras de trigo que já sofrem fortes impactos pelas intempéries climáticas ocorridas nessas últimas semanas, além de que os produtores não poderão ir a campo para realizar os trabalhos de plantio e nem mesmo o de replantio das áreas perdidas de milho.

Nas demais regiões produtoras, como o Centro-oeste, não há previsões de chuvas generalizadas, porém devido as áreas de instabilidade que estão sobre a região nada impede que ocorram chuvas isoladas, o que possibilitará o avanço no plantio da soja. Mas ainda não é uma condição ideal.

No decorrer da semana há previsões de chuvas sobre quase todas as regiões produtoras da região centro-sul do Brasil, devido ao avanço de uma frente fria. Contudo, os volumes ainda serão baixos, mas já o suficiente para proporcionar condições ideais para o plantio da nova safra de grãos em todas essas regiões. Na Bahia, as chuvas deverão chegar somente depois do dia 15/10, mas condições ideais mesmo para o plantio, somente no final do mês.

Essas chuvas também serão benéficas para a manutenção e elevação da umidade do solo e isso irá beneficiar o pegamento da florada do café, que vem ocorrendo desde meados da semana passada, além de dar condições para a florada da laranja. Mas por outro lado, irá inviabilizar os trabalhos de colheita da cana de açúcar. Dessa maneira, já se pode dizer que realmente o regime de chuvas chegou e deverá se manter frequente de agora em diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!