segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Primeiro foco de ferrugem asiática é identificado em Nova Cantu (PR)

Embrapa/Aprosoja


O Consórcio Antiferrugem registrou dia 25 de novembro, o primeiro foco de ferrugem asiática da soja em área comercial na safra 2010/201, na cidade de Nova Cantu, no Paraná. A presença de ferrugem foi identificada pelo técnico da Cooperativa Agroindustrial União (Coagru) Adriano Adamzuk Carniele e confirmada pela Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Carniele explica que a lavoura que foi semeada no dia 30 de setembro e está no florescimento (R2). "O produtor vai fazer o controle químico da área com fungicida ainda hoje. Agora é preciso intensificar o monitoramento na região", enfatiza.

Na safra passada, de acordo com o Consórcio Antiferrugem, foram identificadas 2370 ocorrências de ferrugem, sendo que o primeiro foco, em lavoura comercial, foi registrado em 17 de novembro. A pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, explica que a baixa umidade do inverno desfavoreceu a brotação de plantas voluntárias e a sobrevivência do fungo causador da doença. Apesar do sucesso do vazio sanitário e do atraso no cultivo da soja pela falta de chuvas, o registro do primeiro foco de ferrugem está ocorrendo na mesma época do ano, comparando-se com a safra passada.

"Por isso, os cuidados devem ser redobrados a partir de agora, quando as primeiras lavouras semeadas começam a entrar no período de florescimento. Nesta fase, aumenta a probabilidade de ocorrência da doença, em função da favorabilidade para infecção proporcionada pelo icroclima (maior umidade e sombreamento que ocorrem com o fechamento da lavoura)", explica Godoy.

Segundo ela, as orientações para o manejo da doença não se alteram, devendo ser realizado o monitoramento das lavouras e o acompanhamento da ocorrência da doença na região. "O controle de ferrugem deve ser feito após os sintomas iniciais da doença na lavoura, ou preventivamente, levando em consideração o desenvolvimento da cultura, a presença da ferrugem na região,as condições climáticas, a logística de aplicação, a presença de outras doenças e o custo do controle", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!