segunda-feira, 21 de setembro de 2009


Muitas pessoas pagam bem mais caro por alimentos orgânicos por acreditarem que eles possuem maior valor nutricional. Mas uma pesquisa realizada por Susanne Büngel e colegas da Universidade de Copenhagen mostra que não há evidência clara que apóie esta afirmação.
O estudo se deteve na retenção de minerais e traços de elementos químicos em animais que se alimentaram estritamente de vegetais comuns nas listas de compras da maioria das famílias (cenouras, repolho, ervilhas, maçãs e batatas) procedentes de três métodos de cultivação diferentes.
Os vegetais foram cultivados utilizando o mesmo tipo de solo em campos adjacentes ao mesmo tempo, portanto passaram pelas mesmas condições climáticas. Todos os tratamentos e colheitas foram feitos ao mesmo tempo. Os vegetais orgânicos foram plantados em solo orgânico.
Depois da colheita os resultados das análises não exibiram diferenças nos níveis de nutrientes e traços de produtos químicos nos vegetais cultivados.
Animais foram alimentados com os produtos destas plantações por dois anos. Foram medidos os níveis de ingestão de vários minerais e traços de elementos na excreção. Mais uma vez os resultados não exibiram diferenças na retenção de elementos não importando o método de cultivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!