segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vazio Sanitário da Soja: 429 propriedades foram fiscalizadas em Minas




O balanço do Vazio Sanitário da Soja que foi encerrado no dia 23, segunda-feira, aponta, assim como em 2008, saldo positivo em Minas Gerais. Os 90 dias em que o cultivo do grão esteve proibido tiveram intensa fiscalização, superando em 57,14% a meta traçada pelo governo do Estado através Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
De 1º de julho a 30 de setembro é proibido o plantio de soja em território mineiro, a não ser nas áreas de pesquisa científica e de produção de sementes genéticas autorizadas pelo Instituto.
Assim como no ano passado, foram vistoriadas propriedades nas principais regiões produtoras de soja no estado: Alto Paranaíba, Noroeste, Norte e Triângulo Mineiro. Nos 52 municípios produtores da oleaginosa, o IMA conseguiu superar em 57,14% a meta de vistorias, com 429 propriedades produtoras fiscalizadas, sendo que estavam programadas 273.
Nesta etapa do Vazio em Minas Gerais foram emitidas 162 notificações por serem encontradas soja plantadas nas propriedades e aplicados nove autos de infração.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, avalia que o principal motivo para o sucesso do Vazio Sanitário da Soja é a conscientização crescente dos produtores mineiros. “A maioria deles se mostrou ciente da importância da medida e se adequou às normas”.


Monitoramento
O IMA chama atenção dos produtores para a importância do monitoramento da lavoura para que se identifique logo no início a ocorrência da Ferrugem Asiática. Produtores e técnicos devem estar atentos às informações de sua região.
Se a ferrugem for identificada em alguma propriedade, o ideal é fazer a aplicação antes que o fungo se espalhe pelo vento. Não há uma fase específica para que a doença se manifeste na planta. Dessa forma, qualquer sintoma da doença na propriedade, deve ser comunicada imediatamente ao escritório do instituto de sua região.


Produção
É importante que o controle da Ferrugem Asiática seja preventivo, uma vez que o combate a doenças como esta, tende a aumentar a competitividade da soja brasileira.
Minas Gerais é o sexto maior produtor nacional de soja, com 51 municípios produtores, totalizando uma área de 915 mil hectares e produção de 2,7 milhões de toneladas. O crescimento da produção neste ano foi de 6 % em relação à safra passada. Já a área plantada cresceu 5,2%.
A soja é o segundo grão mais cultivado no estado, atrás apenas do milho. O maior produtor mineiro do grão é o município de Unaí (Noroeste de Minas), seguido por Uberaba, Buritis, Uberlândia e Guarda-Mor.
Fonte: www.agricultura.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!